Nosso "Niemeyer"
Campinas tomba edifício projetado por Niemeyer
Com o tombamento, os proprietários passam a ficar isentos do pagamento do Imposto Predial e Territorial UrbanoEdifício Itatiaia, em frente a Praça Carlos Gomes: estudo para tombar imóvel garantirá sua preservação (Foto: Leandro Ferreira/AAN) |
O único exemplar existente em Campinas da obra do arquiteto Oscar Niemeyer vai se tornar patrimônio histórico da cidade. O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) abriu ontem processo de tombamento do Edifício Itatiaia, instalado na Rua Irmã Serafina, em frente a Praça Carlos Gomes.
“Os moradores têm muito orgulho em morar em um edifício como esse e nunca poupam esforços para conservá-lo”, afirmou a síndica Maída Cataldo Sampaio.
Ela teme, no entanto, que o possível tombamento possa dificultar a manutenção do edifício porque, disse, é comum o poder público tombar o imóvel mas não investir no patrimônio.
Com o tombamento, os proprietários passam a ficar isentos do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Edifício COPAN, localizado no centro da cidade |
O Itatiaia tem 15 andares e 60 apartamentos de diferentes tamanhos. O maior tem 148 metros quadrados.
Recentemente o edifício passou por recuperação da fachada, com troca dos brises e recebeu pintura.
“Mantivemos todas as características originais, porque os moradores querem que a obra de Niemeyer seja respeitada”, informou Maida.
Construído nos anos 50, o prédio faz referência imediata ao famoso Edifício Copan de São Paulo, especialmente pelas linhas curvas que só podem ser vistas por quem passa na Rua Coronel Rodovalho.
Maria Teresa Costa
Agência Anhangüera de Notícias | fale com o repórter
- Foto do Edifício Copan em São Paulo do Portal S. Francisco
- Foto do Edifício Copan em São Paulo do Portal S. Francisco
Comentários
Postar um comentário
Este espaço é seu.
Deixe sua opinião ou se preferir conte uma história. Peço apenas que seja educado.
Obrigada, volte sempre.