Fofoca - uma forma suja de auto-promoção (Crime de difamação)


A fofoca é milenar, um incômodo social inevitável, vindo daquela vontade paranóica de xeretar e papaguear sobre a vida alheia. Claro, tem a conversa saudável, de amigos, ou parentes, uma troca de idéias, para analisar e ponderar sobre questões referentes a alguém ausente, que podem estar causando mal estar. E tem a conversinha boba de tirar casquinha de alguém ou escarafunchar assuntos alheios. Maledicências que, manipuladas de forma irresponsável, podem ir de boca em boca, em velocidade estrondosa, como um trem bala desgovernado, atropelando inocentes, causando estragos e explodindo em tragédias. Um tricotar de comadres nada inocente. Um blábláblá que pode, ou não, ter consequências maiores, mas, seja como for, não deixa de incomodar.

Agora o maior mal é a fofoca intencional, cruel, mesquinha, impiedosa, com a intenção única e vil de denegrir o outro, melar a reputação, para fazer-se superior, engrandecer-se, distinguir-se socialmente. Porque fofoca é, antes de mais nada, diminuir o outro para ganhar as atenções, forçar um reconhecimento de si mesmo, manipular a plateia com um joguinho sujo de palavras mal intencionadas. Tipo "Olhem o que fulano fez, vejam o q ele disse..." Um tom de censura e julgamento moral estratégico, manipulando atitudes e palavras do coitado, caracterizando a mentira vil, proposital, covarde.

Pena que quem escuta, geralmente, é igual ou pior. Frutiqueiros de plantão, mal amados, complexados, marias, amélias e madalenas, que, ao invés de se informarem da veracidade dos fatos, ou usarem os neurônios, para questionarem o interlocutor, fazem pior, saiem espalhando o fedor.

O mais surpreendente, e talvez por isso, mais desagradável, no mundo das fofocas, é que elas, geralmente partem da boca de alguém pretensamente importante, pretensamente inteligente, pretensamente competente, pretensamente sábio e são espalhadas por ignorantes bajuladores, marionetes, pretensamente espertos.


- Posted using BlogPress from my iPad

Como funciona a fofoca
Engana que eu gosto

Comentários

  1. Muito legal seu blog bem organizado com excelente conteúdo gostaria de lhe dar os parabéns e desejar sucesso no seu espaço e que DEUS abençoe grandiosamente e ricamente sua vida e a de seus familiares
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Este espaço é seu.
Deixe sua opinião ou se preferir conte uma história. Peço apenas que seja educado.
Obrigada, volte sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

Pensamentos dominantes

A "empatia" seletiva