O poder da Harmonia

"Oh, a serena harmonia que se emana das coisas feitas para se unirem!" Confucio

Um dia escutei essa palavra em uma palestra e, desde então, posso dizer que minha vida mudou. Virei adepta da magia que a envolve.

Mas isso foi uma conquista.

Onde está a harmonia há equilíbrio. E o que significa viver em equilíbro? Filosofias milenares, anteriores a Cristo, como o Taoismo, e fontes ilustres, como Lao Tsé, e seus contemporâneos, Confucio, Buda Gautama e Hipocrates falavam de uma visão holística do todo (elementos da natureza, da região, da organização social, dos hábitos) permitiria o conhecimento da parte e suas relações com o todo, buscando a saúde e o equilíbrio necessários a cada indivíduo.

Jesus, do alto da sua sabedoria, falou que Deus criou o homem para viver em harmonia, respeitando o próximo. Ter bons pensamentos, proceder eticamente, desejar o bem comum, harmonizar-se com as pessoas e com o ambiente. Conscientizar-se de que a nossa vida está ligada a algo maior, às outras pessoas, aos outros seres, ao céu e à terra, ao Universo enfim -, o todo!

Para lá chegar é até fácil, como tudo, requer certa disciplina, e, antes disso, é preciso descobrir os caminhos das pedras. Sim, há vários caminhos, e cada um precisa descobrir o seu. 

Primeiro é preciso entender que a  harmonia estará onde os nossos sentidos encontrarem empatia, onde uma centelha da nossa atenção despontar em satisfação e bem estar, consciente ou inconscientemente. Por isso é bom prestar atenção ao seu ser, à sua individualidade e então responder à questão "O que  me faz feliz?" 

Aí está a semente! Se você deu aquele risinho cínico, porque lembrou do comercial, experimente fazer o seguinte exercício. Sente, e calmamente tente responder por escrito à simples questão. Não valem respostas como ganhar na Mega Sena. Estamos falando de sua situação aqui e agora e não de possibilidades futuras. Pense simplesmente em absolutamente tudo o que o faz sorrir, tudo o que acende e pulula dentro de você.

Harmonia, saúde e bem-estar estão interligados, como você já deve saber. E tudo pode ser cultivado e cuidado como um jardim, onde vamos aos poucos acrescentando novas flores e caminhos para transitar entre elas, cantos com bancos para respirar o ar e o perfume, e apreciar as cores, se encantar com o vôo suave das borboletas e o canto dos pássaros.  Aquela alegria bem íntima, sensível ao belo. E exatamente como num jardim onde vamos acrescentando mais espécies, adornando ao nosso gosto, os bons pensamentos brotam, um atrás do outro. A inspiração para a criação vem fácil, assim como a energia para as decisões, novas perspectivas, um sentimento de responsabilidade infinitamente maior que a sua vontade de querer espezinhar os desafetos. Um desejo natural de ser simplesmente feliz, saudável... Uma extenção de si mesmo, e vice versa, o bem estar -, o equilíbrio!

Ainda que imperceptível, a harmonia se manifesta de muitas formas em nossa vida. Precisamos aprender a criá-la, a percebê-la, senti-la e desfrutar da magia que a cerca. Pode estar nas palavras simpáticas, no elogio oportuno, na alegria fácil da criança, na gargalhada solta, na vitrine atrativa, no botão amarelo despontando no vaso solitário, quase esquecido na escrivaninha, na piada marota. Está também na boa notícia, na brincadeira do gatinho, no tímido sorriso da menina, no sol que se põe no horizonte, no passeio familiar, no encontro de amigos, na pintura do artista, na dança da bailarina, na ordem e limpeza no lar, no balanço preguiçoso da rede, no peixinho que nada silencioso no aquário, na música, no happy end do filme, no bolinho de chuva da avó, no beijo roubado,  na gentileza inesperada da vizinha, na beleza da moça que passa ao lado, na visão do bebé rechonchudo, na roupa, na paisagem, no objeto de valor estimativo na estante...

Alegrias que estão ligadas a valores e conceitos individuais, a empatias que brotam entre os seres, a sentimentos e emoções presentes, constantes, latejantes, profundos, ou a paixões e prazeres simples, que nos fazem abraçar a vida, olhar embevecidamente em volta e falar para si mesmo e para o Universo: "Obrigada, Meu Pai!"

Leia também neste blog: "O feng shui e o caos"

Comentários

  1. Harmonia é uma dádiva de Deus, que ele deixou aos homens e mulheres, também a todo ser vivo, para que vivamos em perfeita e consagrada Harmonia,Melodia, Sabedoria e Alegria, então sorria todo dia, dê bom dia a Maria, ajude a esposa na pia, e também a sua tia.....Kkkkkkkkk....Rsrsrsssss.....boa sorte a todos.....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Este espaço é seu.
Deixe sua opinião ou se preferir conte uma história. Peço apenas que seja educado.
Obrigada, volte sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

A "empatia" seletiva

Pensamentos dominantes