Severn Cullis-Suzuki - "A criança que calou o mundo por 5 minutos" - Onde ela está?


Estou na cidade de Severn Cullis-Suzuki, a menina que fez o discurso fenomenal na ECO de 1992 no Rio de Janeiro e cujo vídeo virou um hit no YouTube. Lembrando do episódio decidi ir atrás de saber o que era feito da garotinha de 12 anos que deu uma lição nas autoridades presentes ao evento e um exemplo ao mundo.
A idéia principal gira em torno de um artigo que indiretamente tem a ver com pessoas especiais como Severn Cullis e  que me motivaram a explorar o ambiente em que  a aquela menina cresceu.

Severn nasceu no Canadá, na cidade de Vancouver em 30 de Novembro de 1979. Filha de uma ex-professora de Harvard, a escritora Tara Elizabeth Cullis e o geneticista e  mundialmente famoso ambientalista David Suzuki, descendente de emigrantes japoneses no Canadá. Com 22 doutoramentos honoris causa e 43 livros na bagagem, entre eles uma coleção de divulgação científica para crianças, é, no entanto pelos inúmeros programas de TV de repercussão mundial que o Dr. Sukuki é conhecido. “A Natureza das Coisas”, por exemplo, foi transmitida em mais de 50 países e foi também o apresentador da série “Segredos da vida” tendo recebido ainda uma medalha das Nações Unidas por “Um planeta para cuidar”. Recentemente participou do  documentário criado, produzido e narrado por Leonardo DiCaprio The 11th Hour.

Filha mais nova de duas irmãs, Severn seguiu cedo os passos do pai. Com nove anos fundou a Environmental Children's Organization (ECO), um grupo dedicado ao ensino e aprendizagem de questões ambientais para  jovens. Em 1992, com a idade de 12 anos, Severn arrecadou dinheiro com os membros da ECO, para assistir, juntamente com seus colegas à ECO92 no Rio de Janeiro, onde apresentou as questões ambientais sob a perspectiva da juventude.  Seu discurso teve tal impacto que ela tornou-se uma convidada freqüente nas conferências da ONU e no ano seguinte recebeu a menção honrosa Global 500 Roll of Honour tendo, ainda nesse mesmo ano, publicado o livro “Diga ao mundo”, 32 páginas de medidas ambientais para serem adotadas no ambiente familiar.

Em 2002, ela ajudou a lançar The Skyfish Project, que chamou de reconhecimento da responsabilidade. Trata-se de um comprometimento público dos jovens da sua geração assumirem sua responsabilidade em relação ao meio ambiente e um desafio para os mais velhos ajudarem a atingir esse objectivo, com o bom exemplo. Com 22 anos e o diploma de Yale em Ecologia e Biologia evolutiva, ela participou da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, em Joanesburgo, África do Sul, como um membro do painel de Kofi Annan.

Em 2004 Cullis-Suzuki voltou seu foco para a escola e matriculou-se em um curso de pós-graduação na Universidade de Victoria para estudar etnobotânica. Neste ano de 2010 o DJ francês, Laurent Wolf,  emocionado ainda com a oratória da menina de 12 anos, chegando a comparar ao histórico discurso de Martin Luther King “I had a dream” fez uma composição musical inspirada nas palavras de Severn, agora uma mulher e mãe: "2012: Não é o Fim do Mundo".


Fontes:
Collage People
wikipedia

No Brasil temos uma menina que bem poderia estar ao lado de Severn, trata-se da Bianca Carvalho, hoje com 23 anos mas que aos 16 criou uma ONG na sua comunidade na Baixada Fluminense onde segue dedicando a vida.

Comentários

Postar um comentário

Este espaço é seu.
Deixe sua opinião ou se preferir conte uma história. Peço apenas que seja educado.
Obrigada, volte sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

A "empatia" seletiva

Pensamentos dominantes