Violência "animal"

"RPPN RIO DAS LONTRAS: BOMBEIROS MATAM LONTRA A CHUTES"

A manchete acima fez-me refletir. De onde vem tanta violência? Será que não é hora de avaliarmos os conceitos de evolução e inteligência? No reino animal somos os campeões da força bruta, verdadeiras feras, predadores de predadores. Tornamo-nos os donos do pedaço, arrasamos e devastamos, colocamos todas as outras espécies para

escanteio, literalmente. Curioso que uma das grandes características que nos distinguem dos outros animais é uma consciência mais ampliada -, uma consciência de si mesmo e do coletivo e além disso, a capacidade de simbolizar que está ligada à produção e reprodução de cultura. Pontos de vista que não são unânimes no meio acadêmico.

Apesar de haver muitos estudos comparando homens e macacos, por terem os primatas um comportamento mais próximo do humano, aponta-se a falta de elementos para respostas definitivas. Além disso existe ainda a possibilidade dos estudos serem prejudicados pelo *antropocentrismo. Pelo menos aqui perdurou o bom censo.

O ponto é que na hierarquia do reino animal, o homem está no topo. A partir daqui sem precisar de grandes análises e estudos, cabe perguntar: se a capacidade racional nos tornou capazes de julgar os próprios atos, não é uma contradição que essa mesma característica nos tenha dado a superioridade? Porque a natureza é cruel, baseou a criação em uma só lei -, a do mais forte. Assim tem sido desde o início dos tempos. A lei irracional da natureza povoou o mundo de vítimas e predadores, mas quando o predador é um consciente/racional depredador, não deveria ser ele desqualificado do status de animal superior?

*Antropocentrismo - sistema filosófico que considera o homem o centro do Universo.
Veja a opinião de pessoas sintonizadas no mesmo assunto:
O Homem é um Animal Irracional
Um olhar filosófico
Os animais e o homem 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensamentos dominantes

A "empatia" seletiva